Ligue-se a nós

Clube das Festas

Quantos dias antes da festa posso fazer o bolo?

Bolos

Quantos dias antes da festa posso fazer o bolo?

Se você está planejando um evento, é muito útil fazer tudo o que puder o mais cedo possível, para que possa ter mais tempo para realizar outras tarefas relacionadas com a festa. Neste artigo iremos responder à pergunta: quantos dias antes da festa posso fazer o bolo.

Dependendo de quanto tempo você tem, você pode preparar os bolos dias antes ou até mesmo meses antes de precisar deles. Em vez de se preocupar com os bolos, gaste as horas que antecedem a festa a descansar e a observar os frutos do seu trabalho árduo.

Mas afinal, quantos dias antes da festa posso fazer o bolo?

Essa pergunta não tem uma resposta fixa e dependendo muito do tipo de bolo. De seguida vamos dar-lhe algumas datas que pode seguir, tendo em conta o tipo de bolo que pretender fazer.

Bolos sem cobertura ou recheios

Bolo de laranja sem recheio

Bolo de laranja sem recheio.

Se você só pretende colocar a cobertura no dia do evento ou se o bolo não tem cobertura, então você pode fazer o bolo até uma semana antes do evento.

Permita que o bolo arrefeça de acordo com as indicações da receita. Cubra cada parte do bolo com papel de alumínio e verifique bem para ter a certeza de que nenhuma parte fica exposta ao ar.

Coloque então o bolo num recipiente fechado e mantenha-o local com uma temperatura normal, ambiente. Não sobreponha as partes do bolo.

Bolo com cobertura ou recheio

Quantos dias antes da festa posso fazer o bolo com cobertura de chocolate?

Bolo com cobertura de chocolate

Se deseja colocar a cobertura também em avanço, faça o bolo e coloque a cobertura até 5 dias antes do evento. A cobertura irá agir como uma barreira para proteger o bolo, aprisionando a umidade e impedindo que este seque.

Felizmente, nestes casos, o papel de alumínio não é necessário para guardar o bolo. Desta forma não irá estragar a cobertura que fez. Coloque-o então num porta bolos à medida ou em outro recipiente adequado.

Também pode colocar o bolo por baixo de uma tijela virada ao contrário por cima de um prato. No entanto, certifique-se de que a tijela é grande o suficiente, de modo que esta não toque no bolo. Guarde-o em um local fresco.

No refrigerador

Bolos conservados no refrigerador.

Bolos conservados no refrigerador.

Apesar de os bolos poderem ser mantidos com segurança à temperatura ambiente por cerca de uma semana, você deve guardá-lo no refrigerador se deseja prepará-lo 3 dias antes da festa ou mais. Proteja o bolo com papel de alumínio ou outro produto adequado para prevenir que este seque ou absorva sabores indesejados presentes no refrigerador.

Se está fazendo um bolo com várias camadas, proteja cada uma destas de forma separada. Se o bolo tem cobertura, coloque-o no refrigeradorsem qualquer proteção por cerca de 20 minutos e depois proteja-o. Isto irá impedir que a cobertura esmagada por debaixo da proteção.

Antes de servir, dê algum tempo para que o bolo fique à temperatura ambiente.

Congelados

Se você é alguém que gosta de planejar muito para a frente, você pode fazer o bolo vários meses antes da festa, dependendo do tipo de constituintes, usando o congelador. Se este é o seu caso, a resposta à pergunta quantos dias antes da festa posso fazer o bolo pode ser muito útil. Deixe o bolo descer de temperatura antes de o armazenar de modo a evitar queimaduras de congelador.

Assim que o bolo esteja mais frio, cubra-o com duas ou três proteções adequadas e depois coloque uma camada final de papel de alumínio. Escreve a data de confeição no papel para referência futura.

Congele as camadas por pelo menos 12h antes de as sobrepor, para evitar a compactação. Para usar os bolos congelados, deixo-os aquecer fora do congelador durante a noite antes de colocar a cobertura. Deixo-os sempre aquecer no refrigerador; se os deixar à temperatura ambiente eles podem ficar empapados.

Concluindo

Esperamos ter respondido à pergunta quantos dias antes da festa posso fazer o bolo com este artigo. O número de dias depende da forma que escolher para conservar e do tipo de bolo e ingredientes, mas pode ser muito útil para conseguir concentrar seus esforços em outras tarefas nos dias que antecedem a festa.

Continuar lendo
Também vai gostar de...
Comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais em Bolos

Artigos

Topo